The Beauty Routine

Radiofrequência & Cavitação: A Sorte do Verão

Se vocês forem como eu, já desistiram do ginásio há muito tempo; não se chegaram a inscrever no Yoga: sacaram umas apps de fitness para fazer uns exercícios em casa mas há sempre algo que não podem perder na televisão (mesmo que seja aquele episódio do The Office que já viram 8 vezes). Entretanto, estamos em Julho e já não há muito a fazer, ou será que há?

A Ana Serafim - lembram-se dela? -  é a sexy mamma por trás do divertido  Two + Awesome!! (um blog in the making que vai sendo actualizado sempre que a criança deixa) e conhece uns truques que facilitam a vida a preguiçosas como eu (e como vocês, confessem!). E porque de tratamentos destes não percebo absolutamente nada, pedi-lhe umas dicas. Está tudo aqui. Se não forem a tempo deste Verão… talvez consigam salvar o próximo!

A sorte do Verão

Por Ana Serafim

Tenho tido uma série de sortes nesta nova vida de mamã. Verdade. Não são só noites descabeladas e olheiras até ao chão. Tenho, por exemplo, a sorte de quem quer que seja que está no “andar lá de cima” ter decidido adiar a chegada do Verão – esperamos que não indefinidamente, pode ser?
E isto é sorte porquê? Ora, porque apesar de até ter recuperado bem, ainda preciso de uns toques para apagar totalmente do meu corpo a memória de 21kg ganhos durante a gravidez.
[Sim, leram bem, 21kg. Mas não comecem já a duvidar do meu julgamento! Devo estar com uns 58kg agora. A Maria é minha testemunha, estou bem q.b.!]

Portanto, estes são os factos:

– É Verão
– Preciso de perder uns quantos pequenos montes e vales nas coxas e no rabo
– Tenho pouco tempo para me dedicar a esta missão
– Sou de uma preguiça inominável
– Quero resultados rápidos e duradouros

A decisão não é difícil. Isto não é nada que umas sessões de Cavitação e Radiofrequência não curem.
Está na hora de confessar outra coisa: as minhas sortes não são só de agora. Tenho a sorte de ter uma mãe esteticista, que é uma querida e me deixa experimentar tudo e mais alguma coisa que ela tenha disponível e faça sentido para o meu corpo. Dito isto, já experimentei muitos métodos não invasivos de emagrecimento/perda de volume/eliminação de celulite e, de todos, esta dupla é a minha preferida.

Já muita gente ouviu falar em Cavitação, mas ainda há muita confusão sobre do que é que se trata.

Tentando uma explicação simples: na estética, a Cavitação é utilizada enquanto tratamento de eliminação de gordura, através da aplicação de ondas ultra-sónicas de baixa frequência que, ao atingir o tecido adiposo, criam pressões positivas e negativas e geram milhões de micro-bolhas de ar no líquido intersticial. Estas bolhas crescem e implodem pouco depois de terem sido geradas, fragmentando as adiposidades que depois serão eliminadas através do sistema linfático e metabolizadas pelo organismo.
Agora mais fácil: quando nos fazem um tratamento de Cavitação é como se transformassem as nossas gorduras numa superfície de plástico de bolhas e depois as rebentassem todas de uma vez. Como com o plástico de bolhas, a Cavitação é indolor e pode até ser relaxante. Ouvimos apenas um zumbido ligeiro nos ouvidos durante o tratamento.


Indo ao fundamental da questão, eu já fiz Cavitação no passado (antes de engravidar), com perda de volume visível logo desde a primeira sessão. Seguindo os conselhos pós-tratamento e não esquecendo a intemporal máxima dos cuidados com a alimentação e exercício físico, estes resultados duram muito tempo!

Isto parece e é totalmente maravilhoso, mas há alguns detalhes importantes que não devem ser esquecidos:

- A Cavitação está contra-indicada a grávidas e mães a amamentar e pessoas com determinadas condições médicas sérias (tumores, pacemaker, próteses, problemas de tensão arterial, etc.).

– Antes de iniciarem um tratamento de Cavitação devem fazer testes de colesterol e triglicéridos, se os valores estiverem acima dos normais não é conveniente avançar com o tratamento, para não sobrecarregar o organismo.

– No final do tratamento é importante que seja feita uma massagem drenante ou tratamento mecânico que auxilie a eliminação da gordura do organismo.

– É importantíssimo beber muita água sempre, mais ainda durante o curso do tratamento. Muita água não são dois copos de água, são dois litros de água. Por dia.

– Alimentação saudável, need I say more?

 

Então e onde é que entra a Radiofrequência nesta história? A Cavitação vai retirar o volume da gordura o que pode resultar em flacidez.

Em complemento, a Radiofrequência vai tratar a celulite e tonificar os tecidos, para garantir que fica tudo direitinho e no sítio. Este tratamento funciona através de um sistema de aquecimento selectivo das camadas mais profundas da pele, que aumenta a combustão das células adiposas e promove a regeneração celular, aumentado produção de fibras de colagénio.

Aplicada em conjunto, esta dupla é super eficaz e faz desaparecer o medo de vestir seja que biquíni for! Em 4 a 12 sessões semanais, na maior parte dos casos, a coisa fica resolvida.

 

[Outros detalhes importantes: há muitos equipamentos de Cavitação diferentes no mercado, que utilizam diferentes intensidades e frequências, e que diferem também nos resultados que oferecem; sessões de 20 minutos são uma amostra e não dão grandes garantias de resultado satisfatório, a média são 35 minutos por zona]

 

 

A Ana gosta de ser miúda mas agora também é mãe. Sonha com mil projectos ao mesmo tempo e com o dia em que vai poder comer só açúcar e sem nunca engordar. Trabalha em comunicação digital e diz-se que vai sendo blogger no Two + Awesome!!, onde escreve de vez em quando sobre tudo e também esta coisa de ser mãe. 

14 Comments

  1. Maria
    July 13, 2012

    este é mais um verão que deixei escapar lol já é tarde, tarde demais :) portei-me bem no exercício e mais ou menos mal na alimentação… mas como tu disseste: vou começar a pensar já no próximo verão :)

    ja estive para fazer cavitação apesar de não perceber muito bem o que era. agora que li o texto da Ana vejo que preciso de cativação e radiofrequência ;) vou começar a juntar uns troquinhos lol

    bjo**

  2. maria
    July 13, 2012

    tenho colesterol alto (é genético!) e não fazia ideia que não podia fazer isto! ainda bem que sei antes de me aventurar à procura de vales em groupons e afins!

    • Ana Serafim
      July 13, 2012

      Maria, é uma questão de veres quais os níveis – se é genética e é um elevado “baixinho”, pode ser que possas ir fazendo com cuidados redobrados. O que acontece é que a eliminação da gordura é feita através da corrente sanguínea, se já tiveres o organismo sobrecarregado com níveis de colesterol e triglicéridos altos, podes piorar a coisa e podem surgir complicações graves (cardiovasculares, por exemplo).

      No ínicio, quando se começou a fazer cavitação de forma mais generalizada, a rcomendação era fazer uma dieta líquida no dia do tratamento e até 48h depois. Para garantir que não há sobrecarga no organismo. Agora essa recomendação já não é dada na maior parte dos casos, bastando que se faça uma alimentação regrada/hipocalórica durante o tratamento.

      Em casos mais sensíveis, por via das dúvidas, pode ajudar fazer os líquidos.

  3. Cátia
    July 13, 2012

    Já agora qeu clínicas aconselhas? É que há muitas e é dificil saber em quem confiar. Ando a pensar nisso mas não quero deitar dinheiro fora!

    • Ana Serafim
      July 13, 2012

      Eu sou suspeita, mas recomendo a minha mãe, que é onde faço tudo. À parte de mim ela tem a sua própria legião de fãs, portanto a qualidade não deve ser só impressão minha :) Mas enfim, há imensos sítios que oferecem o serviço e profissionais qualificadas, afastaria só as campanhas das grupons da vida (bom e assim tão barato nesta área é muito raro encontrar) e os espaços que oferecem as “dermo cavitações”, “ultra cavitações” e por aí fora, tudo a preço de saldo. Procura quem ofereça frequências mais baixas, o mais perto de 40Mhz possível, com sessões com tempo adequado e drenagem no final.
      Se entretanto quiseres, posso enviar-te o contacto da minha mãe.

      • Raquel
        July 28, 2012

        Olá Ana,

        talvez me possas ajudar com uma duvida quanto à cavitação. Ando há já imenso tempo a pensar em fazer mas os inúmeros riscos de acabar em alguém não competente dão-me ânsias! Já li muita coisa e confesso que há coisas que continuo a não compreender. A que a frequências mais baixas a penetração é maior mas no entanto a implosão na bolha também não é maior, gerando maiores contra-indicações? Li algures que as frequencias indicadas para a cavitação deveriam ser entre 1Mhz e 3Mhz, de modo a assegurar uma boa penetração sem haver dano nos tecidos… Opiniões?

        Desde já muito obrigada!!
        Raquel

  4. Joana Richard
    July 13, 2012

    Parece me muito bem :)

    Vou me informar, mas tb já devo ir tarde eheheh

  5. Joana Feio
    July 14, 2012

    Que sítios recomendam???

  6. Sara Mendes
    July 14, 2012

    já estive mesmo para fazer a cavitação. fui inclusivé à primeira consulta de nutrição, que no centro de estética onde fui era obrigatória. mas depois desisti. ainda tenho algum receio dessas maquinetas todas :) mas depois deste textinho tão conclusivo acho que vou pesquisar o assunto outra vez *

  7. Glimmer le Blonde
    July 17, 2012

    Pois eu já fiz radiofrequência mas não correu nada bem, por várias razões. Primeiro fiquei cheia de pena por não conseguir fazer cavitação devido ao colesterol alto, depois o espaço onde fazia estava tão cheio que nunca conseguia vagas, de maneira que não foi uma coisa seguida e regrada. Por fim coincidiu com meses de trabalho em que não conseguir manter a alimentação saudável e o exercicio físico regular. Ora assim não há mesmo milagres, mas quem sabe se não volto a tentar numa altura mais calma da minha vida! :)

  8. Cátia
    July 17, 2012

    Então se puderes dá-me o contacto da tua mãe a já agora se conheceres outras clínicas aceito sugestões! thks

  9. Kessya
    June 20, 2014

    Boa tarde!
    gostaria de saber quais são os riscos da ultra cavitação. Li sobre o colesterol e os triglicerídeos, seria necessário fazer uma consulta com nutricionista?

  10. Saõzinha
    June 28, 2014

    Em S. Miguel, Açores, no Compacte Elegante há diversos tratamentos para o corpo. A cavitação e radiofrequência oferecem resultados eficazes.Para além de outras alternativas. É fantástico e cómodo recorrer a esses serviços,não esquecendo os bons hábitos alimentares e andar cerca de 40 minutos de modo intenso. Concluindo, dou um testemunho positivo.

  11. Conceição
    July 2, 2014

    Comecei a fazer este tratamento. Comprei um pacote de 25 sessões por 300€. Inclui 10 sessões de radiofrequência (nas pernas) e as restantes de cavitação + pressoterapia (na barriga). Uma boa promoção não há dúvida. Já fiz 4 sessões de radiofrequência e hoje vou fazer a 2ª de cavitação seguida de pressoterapia, mas olho-me no espelho e ainda não vejo resultados nenhuns. Será cedo?

Leave a Reply

Últimos artigos

Últimos comentários